As novas tecnologias fazem o educando criar, interagir, pesquisar, ler contar, criticar e et. As mudanças no processo ensino-aprendizagem com a integração de tecnologias iniciam com a modificação da clientela da educação. Hoje nossos alunos vivem no mundo da tecnologia, eles são capazes de realizar diversas atividades ao mesmo tempo. E quando nos perguntamos para que estamos educando, percebemos que a escola está formando jovens para um tipo de sociedade que não existe mais.
Quando o professor Pedro Demo cita “ A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet.” Podemos perceber que a integração das tecnologias são necessárias a escola para cumprimos o nosso principal papel de ensino de qualidade e valorização da experiência extra-escolar.
Na integração das tecnologias no processo ensino-aprendizagem iremos modificar a visão que o aluno tem sobre a escola, pois estaremos adequados a realidade e a linguagem deles, modificaremos o papel do aluno , este sairá de papel passivo e iniciará uma postura ativa na construção do seu conhecimento e também o professor desenvolverá seu trabalho como orientador e facilitador do processo de ensino aprendizagem.
A principal característica das tecnologias da informação e comunicação ao meu ver e a possibilidade de interação e autoria que ela oferece aos alunos , esta possibilidade faz com que eu integre estes recursos no processo de desenvolvimento do educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário