Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Falando Sobre Currículo


O currículo é todo o plano de conhecimentos e competências que deve ser desenvolvido pela escola. Muitos consideram currículo apenas a grade curricular, ou seja, a divisão em disciplinas e os conteúdos trabalhados por elas , mas o currículo compreende toda a formação que o educando deve receber durante seus estudos.
A tecnologia deve ser vista como recurso para desenvolver os conteúdos e competências existentes no currículo , e não mais um conteúdo. Deste modo a contribuição dos recursos tecnológicos é facilitar o processo de ensino-aprendizagem e modificar a tendência tradicional de ensinar, pois com o uso do computador e da web o aluno pode aprender num processo de colaboração , interação e autoria.
A integração das tecnologias ao currículo de forma efetiva somente ocorrerá com o entendimento do profissional da educação. O professor precisa estar preparado para esta tarefa, dominar estes recursos e aprender a utilizá-lo como recurso para atingir seus objetivos. Se esta formação dos profissionais da educação não acontecer o uso das tecnologias não será utilizado para o desenvolvimento do currículo.
No texto da entrevista de José Manoel Moran sobre a convergência de tecnologia, ele explica corretamente o perfil esperado do professor: “ O novo profissional da educação integrará melhor as tecnologias com a afetividade, o humanismo e a ética. Será um professor mais criativo, experimentador,orientador de processos de aprendizagem presencial e a distância.”
Ao integrar as tecnologias para desenvolver o currículo o professor deverá possibilitar ao aluno aprender através da interação , colaboração e autoria para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e não integrar a tecnologia, lecionando de forma tradicional favorecendo a memorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário